Uma Parábola Judaica
"A verdade dói. A dúvida corrói. A mentira destrói." Renan Bride de Oliveira
A verdade e a mentira sempre se digladiaram ao longo da história deixando os seus vestígios em todas as culturas do planeta terra. Em todas as culturas dos povos tem o registro do conflito entre a mentira e a verdade. No entanto, o conflito entre a mentira e a verdade ganhou uma grande repercussão também no mundo e principalmente na sociedade onde nós vivemos. Porque a todo momento alguém está dizendo a verdade ou mentira. E o que irá determinar o fato de alguém dizer a verdade ou a mentira é a conveniência. Evidentemente algumas pessoas acreditam que a verdade é mais conveniente que a mentira. Mas infelizmente um outro grupo de indivíduos acreditam erroneamente que a mentira é mais conveniente que a verdade. E o conflito entre a verdade a mentira se torna inevitável na sociedade e na vida cotidiana das pessoas. Por isso, que a cultura judaica nos ensina através de uma parábola algo muito importante acerca do conflito entre a verdade e a mentira. A parábola judaica ensina da seguinte maneira:
“Certo dia, a mentira e a verdade se encontraram.
A mentira disse para a verdade:
– Bom dia, dona verdade!
E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia.
Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira:
– Bom dia, dona mentira!
– Está muito calor hoje, disse a mentira.
E a verdade, vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.
A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio.
Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:
-Venha dona verdade, a água está uma delícia.
E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora.
A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua.
E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua.”
É isto o que está quando as pessoas temem a verdade...
Por isso é que nós devemos sempre avaliar qualquer situação que está envolvida a mentira e a verdade para que possamos tomar atitudes sensatas fundamentadas na luz da verdade e não nas trevas da mentira.
Pr. Robert Silva
0 Comments:
Postar um comentário